quarta-feira, 21 de março de 2018

Cidade Cega, Paris, 2017: ações de contrapartida


CIDADE CEGA é uma encenação de Carlos Alberto Ferreira, com o grupo teatral NOZ CEGO e a atriz/performer Milena Flick. O trabalho (que teve sua estreia em 2015, na cidade de Salvador) decorre de um questionamento sobre como construir a cidade, compreendê-la de uma forma diferente, extracotidiana, através de experiências sensoriais. CIDADE CEGA tem como objetivo investigar a potencialidade dos sentidos (tato, audição, olfato, paladar) como meio de percepção da cidade e provocar discussões voltadas à inclusão e acessibilidade (ou a ausência dela) nos espaços urbanos e públicos.

Com o projeto CIDADE CEGA, Paris, 2017 a encenação realizou sua segunda temporada na capital francesa e agora convida a cidade de Salvador para dois dias de ações fruto desse projeto e da intensa experiência vivenciada pela equipe:

Dia 24/03, a partir das 14:00 na Sala 104PAF 5 da UFBACampus de Ondina:

Exposição Sensorial dos figurinos – o público é convidado a conhecer o figurino de Leonardo Teles de uma forma não convencional, explorando sua percepção a partir de vários sentidos.

Exposição de fotos das duas temporadas – As fotos de Ingrid Lago da primeira temporada em Salvador e de Ili del Sur da encenação em Paris serão expostas temporariamente e contarão com uma visita guiada por membros da equipe (com descrição das fotos).

Bate-papo sobre Teatro, Acessibilidade e Intercâmbio Cultural - Com mediação de Cristina Oliveira Gonçalves, o encontro contará com a participação do grupo teatral Noz Cego e demais integrantes do projeto Cidade Cega, Paris, 2017.


Dia 03/04, às 10:00, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (praça Conselheiro Almeida Couto – Nazaré):

Oficina de Prática e Experimentação Sensorial - ministrada por integrantes do projeto e voltada para maiores de 12 anos, com ênfase no público infanto-juvenil.

As atividades são gratuitas, de classificação livre e contarão com certificado online.
Para inscrições e mais informações: cega.cidade@gmail.com


*Este projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.



Descrição da primeira imagem: cartaz predominantemente preto e branco. No topo, centralizado, lê-se "Governo da Bahia apresenta:Cidade Cega", esse último em destaque. Uma foto da encenação Cidade Cega é a imagem central, nela encontra-se o CorpoCidade, uma pessoa completamente coberta por um figurino que mescla elementos de metal e tecidos desgastados e que está sendo sustentada pela cintura por uma outra pessoa de terno, cuja cabeça está completamente coberta por um tecido transparente e rente à pele, com uma luz brilhante na sua lateral. Do lado direito da imagem, encontram-se as informações das atividades que serão realizadas dia 24 de março e na parte de baixo está a faixa branca com as logomarcas dos parceiros (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, UFBA, Grupo Teatral Noz Cego e Biblioteca Monteiro Lobato) e apoiadores financeiros (Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo do estado da Bahia) do projeto.


Descrição da segunda imagem: cartaz predominantemente preto e branco. A mesma foto da imagem anterior é utilizada nele. No topo lê-se "Governo da Bahia apresenta: Cidade Cega Oficina de Prática e Experimentação Sensorial conduzida por integrantes do projeto Cidade cega, Paris, 2017".  Do lado direito da imagem, encontram-se as informações relativas à oficina realizadas dia 03 de abril, às 10h na Biblioteca Monteiro Lobato e na parte de baixo está a faixa branca com as logomarcas dos parceiros e apoiadores financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário